Acalmando e expandindo o chakra cardíaco
O Anahata chakra (chakra cardíaco) é o centro do sistema de chakras.
Localizado na região do esterno, é o ponto médio de todos os chakras. O coração físico está localizado ligeiramente à esquerda do centro, mas o chakra Anahata está no centro. É o equilíbrio e a ponte entre os três chakras inferiores – aqueles que representam e estão conectados com o mundo físico – e os três superiores – aqueles conectados com o que está além do que chamamos de tangível. Anahata é o elo e a união entre o interno e o externo, o masculino e o feminino, a Terra e o céu, acima e abaixo.
No símbolo do Anahata chakra, vemos um hexagrama, que é a junção de dois triângulos, um virado para cima, simbolizando o masculino (Shiva), e um virado para baixo, simbolizando o feminino (Shakti). Daí já vemos a função que o Anahata tem de equilíbrio de todo o sistema.
Esse centro energético não está apenas associado ao coração físico mas também aos pulmões.
Karla Helbert escreve no seu livro “Os Chakras no Luto e no Trauma”:
“A energia do chacra cardíaco está conectada ao espaço físico de toda a parte superior do tronco e também dos braços. A área física do chacra cardíaco também inclui os ombros e as omoplatas na parte posterior do corpo. As partes do corpo físico associadas a Anahata também são as mesmas partes do nosso corpo mais envolvidas quando abraçamos outra pessoa. Pressionar o centro do coração contra o centro do coração de outra pessoa e envolvê-la com os braços ativa Anahata e permite trocas de energia que são vitais para a nossa saúde e bem-estar.”
O grande yogue Swami Satyananda Saraswati disse que deveríamos começar todo o trabalho com chakras pelo coração. “O assento do prana é o coração”, disse ele, e o prana ou energia vital controla a mente, sem prana a mente não consegue operar. O elemento desse chakra é Ar, portanto a respiração consciente ajuda a acalmar o coração, ou seja, as emoções e a mente. A respiração está associada a processos mentais e emocionais, é só observar como você respira quando sente raiva.
Além de observar a energia vital por meio da respiração, exercícios com os braços e ombros também ajudam. Os asanas que promovem extensão da coluna (curvatura para trás), abrem o chakra Anahata ao promover mais espaço interno para o elemento Ar fluir. O movimento de abraçar você mesmo é um exercício que instila na mente aceitação, compaixão consigo mesmo, acolhimento e um sentimento de que “vai ficar tudo bem”.
Exercícios para expandir o Anahata:
Quer fazer um exercício simples e rápido para acalmar e expandir o Anahata?
1.Ache um lugar tranquilo para você permanecer por 3 minutos.
Sentado com a coluna ereta, ombros relaxados, comece apenas observando sua respiração por aproximadamente um minuto. Deixe os pensamentos passarem como pássaros no céu e volte a se concentrar no movimento da respiração.
A cada inalação, visualize seu chakra cardíaco sendo preenchido de prana (energia vital) e cada exalação, você se desfaz de tudo aquilo de que não precisa mais. Faça isso por 2 minutos ou mais se desejar.
Ao terminar observe se houve alguma diferença.
2. Saudação ao coração com cadeira: você pode ver na página do instagram aqui.
Ao acalmarmos nossos corações estamos colaborando com a paz a nossa volta e no mundo todo! Vamos espalhar a Paz!
Boa prática.
Ref.: HELBERT, Karla. Os Chakras no Luto e no Trauma: Um Guia Tântrico para a Totalidade Energética.
SARASWATI, Satyananda. Kundalini Yoga.